terça-feira, março 21, 2006

Eu andei de Pega Fácil!




Nesta semana, enquanto resolvia meus problemas estagiais (vide verbete Iara), passando pela avenida JK (aquele da Globo), no centro de Jacú City, já próximo ao ponto onde aguardaria minha tão sonhada condução, que me levaria ao mundo de conhecimento e informação da zona Norte, a Unicú, percebi a aproximação sorrateira de um veículo de tranporte seletivo: o Pega Fácil. Inconscientemente, ergui a mão direita, e qual não foi minha suspresa ao ver o ônibus parar ao meu lado e abrir a porta!
Emocionado, adentrei nos degraus que me separariam definitivamente daquela metade da humanidade que utiliza-se de transporte coletivo convencional, apertado, quente e demorado, e me vi num ônibus vazio, com som ambiente, ar condicionado, umas poltronas vagas e até cortinas. Era o início de uma viagem sem volta rumo ao mundo dos Jacús, do qual orgulhosamente faço parte agora, como membro honorário da confraria que utiliza-se do sistema seletivo.
O que mais chama a atenção dentro do Pega Fácil é a ausência de linhas cortando os bairros ditos periféricos de Jacú City: não existe nenhum zarco ligando o Panagua ao Espinheiros ou o Itinga ao Morro do Meio, por exemplo. Apenas alguns bairros habitados pela classe média jacutiana têm acesso a tão singular serviço de transporte. A estes, ouvintes e admiradores de Beto Gebailli, destina-se esta maravilha do sistema de trasporte de Jacú City. Isto comprova a minha tese de que a cidade precisaria de dois museus de Imigração para contar a história de sua gente: um, o museu Nacional de Imigração e Colonização, onde se veria tudo aquilo que se relaciona com a história dos usuários do transporte seletivo; o segundo, o MIP, destinado àqueles que utilizam-se do sistema convencional, incluindo-se aqui o Linha Direta seis horas da manhã e as barras circulares.
Outra característica admirável de tal empreendimento dos transportes é a ausência de locais de paradas específicos, onde se aglomerariam os espectantes usuários do sistema. Vale lembrar que ponto de parada com aglomeração só para aqueles que esperam os velhos fretamentos que ligam a esquina de sua rua ao seu local de trabalho. Qyem utiliza o pega Fácil não quer ser confundido com quem espera o fretamento da Embraco às duas da manhã, encostado no poste da esquina com mais uns quinze camaradas.
Por fim, vale lembrar que o valor da tarifa não é tão alto assim, apenas 2,40, o mesmo preço da passagem embarcada de quem utiliza-se do sistema convencional. Assim, você Jacú, que todo santo dia esquece de comprar a passagem antes de adentrar no ônibus, poderia utilizar o transporte seletivo, andar com seus semelhantes, e viver, assim como eu, um dia junto à metade superior da humanidade, nem que seja dentro do ônibus.

1 comentário:

Anónimo disse...

ei cara tenho que fazer um projete para um especie de ,monografia, para conclusão de ensino medio e isso deveria conter um problema ambiental de nossa cidade, gostaria se você podesse me dar uma idéia de um assunto para eu poder começar a elabora-lo.

agradeço desde já, obrigado

fabianooo_@hotmail.com