terça-feira, abril 18, 2006

Teobaldo vai entregar Itoupava Açú para Schroeder!





Em uma manobra por trás dos bastidores, atentando contra a soberania de Jacú City e sua integridade territorial, o vice-prefeito Teobaldo (o titular é governador de Jacú State) decidiu entregar o bairro de Itoupava Açú (sabe onde é?) ao vizinho município de Schroeder. E ninguém foi às ruas para protestar contra tamanha infâmia! Se sobe a passagem de ônibus, reclamam; se vão fechar a Cipla, reclamam; se aprovam uma lei proibindo o estacionamento em cima da faixa de pedestres, reclamam, porque ninguém protesta contra a entrega de tão rico território aos imperialistas do Itapocu?
A região toda está em disputa desde que Guaramirim e Schroeder se emanciparam de Jacú City, na década de 50. Tecnicamente, Itoupava-Açú seria um pedaço do Vila Nova, caso tivesse alguma estrada pra lá (tem a estrada dos Macaquinhos, mas essa não conta). Não possui linha de ônibus, a luz, a água e o telefone vêm de Schroeder e quem não trabalha por ali mesmo vai até Jaraguá do Sul para buscar o leite das crianças. Com pouco mais de novecentos habitantes, era de se esperar que a região não despertasse nenhum interesse aos políticos locais. Mas então, qual seria o excuso objetivo dos políticos de Schroeder?
O objetivo dos invasores vizinhos do vale do Itapocu é controlar os manaciais de água existentes na região. Por influência do prefeito de Santa Catarina e de Jacú City, o senhor LHS, os prefeitos da região deveriam entrar em um acordo para dividir responsabilidades. O problema maior é que como a água é municipalizada nas regiões, mais recentemente em Jacú City, os mananciais acabarão nas mãos da Casan, aquele ser mítico responsável por dez entre dez buracos nas ruas da região. Assim, sugerimos que a Canarinho, do senhor Bog, faça o transporte; a Casan, dos amiguinhos do governator, fique com a água, e que a prefeitura de Schoereder, que não tem nada a ganhar com isso, pague a conta.

Contra o imperialismo dos povos do vale do Itapocu!

2 comentários:

Anónimo disse...

Sim, Schroeder tem propriedade de anexar Itoupava Açu. Assim como o Pantanal e Amazônia estão no crivo dos americanos do Norte, Itoupava Açu está para Schroeder. Os joinvillenses desprezam a natureza e os colonos daquela região.Então, por que manter na mão de Joinville algo que o povo e governo de Joinville desprezam?
Schroeder é a Capital da Ecologia e da Natureza, portanto a ela destina-se o território da Itoupava Açu. O povo está pedindo uma solução urgente, pois o "reino dos príncipes" trata com descaso a população oprimida e marginalizada.
Schroeder, uma cidade que constitui a capital verde,do Vale do Itapocu é, e será a guardiã do patrimônio natural, arquiológico e da memória respeistosa do povo itoupavense, que clama por reconhecimento de sua sobernia, direito de todos os povos.
Não queremos mais sermos escravos da oligarquia do Reinado do Príncipes", que deseja transformar Itoupava Açu, numa Cuba de Fulgêncio Batista, dos anos 50.
Viva Tchê Guevara!!! Viva Schroeder!!! Viva a liberdade dos povos!!!Não ao imperialismo grosseiro do "Reino dos Príncepes" .
Ademir Pfiffer - Encarregado da Corte Suprema, para redação da Constituição de Itoupava Açu.

Anónimo disse...

Concordo plenamente com o comentário anterior!

Se a pessoa que escreveu morasse aqui nesse "fim de mundo" (me descuple se eu estiver enganada,veria que para nós moradores desse lugar desconhecido, o que importa não é pra quem vai "fica" a água, quem vai ganhar com isso. O quew nós queremos é que alguém se preocupe com nós. Que saiba que nós existimos.Quando Luis Henrique era prefeito de Joinville ele nãop queria de jeito nenhum passar Itoupava-açú para Schroeder nem para Jguá do Sul, e agora que é governador vem falar que quer "ceder" o bairro para outro municipio. Só que para que isso ocorra ele quer fazer uma troca de terras, que na minha opinião isso é rediculo.Nós aprenasd queremos que alguém "cuide" daonde nós moramos.Que quando nós prescisamos de um médico temos que ir para Jguá, um lugarpara fazer 5ª[para cima] temos que ir para Schroeder ou Jguá. Do jeito que estamos,dá a impressão que nao somos cidadãos. Queremos apenas ser "reconhecidos".Não queremos ser lembradfos apenas na hora da eleição, daí sim eles sabem aonde Itopava-açú fica. Não me importo se Schroeder vai cuidar daqui, ou se Jguá, mas quero que alguém se importe com nós.


Débora Tais